Politiconautas

Tá aí uma coisa que eu sempre apoiei: interação. Acabei de ver o perfil do Geraldo Alckmin no Orkut. Uns dizem que é real... Outros dizem que é fake... Bom, eu não digo nada. O perfil do cara tá lá. Não adicionei e nem penso nisso. Só acho legal que, se for ele mesmo, ele use esse espaço pra poder interagir "mais de perto" com os eleitores dele. Ponto pros políticos de mente aberta. :)

Pelo que eu tenho visto nos blogs por aí os candidatos não se mobilizaram pra usar a internet como "palanque livre" de campanha. Talvez porque a porcentagem de internautas seja muito baixa e não compensaria tal ato. Não sei, mas eu acho que eles poderiam usar isso mais ativamente.

Uma idéia, por exemplo, seria fazer um blog pessoal. Mesmo que os posts sejam feitos por acessores isso já seria uma maneira razoável de se conhecer um político "de perto". Olha só: Já tenho meu blog e, se me candidatar no futuro (não pretendo), eu daria o endereço daqui. Tenho um bom arquivo e daqui a 2 anos (suponhamos que eu queira ser vereador) as pessoas poderiam saber quem eu sou e como é minha vida pessoal/profissional desde muito antes do início da campanha. É uma estratégia a longo prazo mas poderia dar certo. Pensem comigo: Mesmo o número de eleitores-internautas sendo baixo no Brasil eles com certeza são formadores de opinião (classes A e B em sua maioria). Eles poderiam comentar na faculdade, Orkut, com os pais, colegas de trabalho e por aí vai.

Os candidatos mais simples e sem grana (como eu seria) poderiam se eleger facilmente assim. Geralmente as pessoas votam em quem elas conhecem bem (Maluf, Frank Aguiar, Collor, Clodovil...) e um blog bem planejado seria o passaporte perfeito para o governo. Por quê o presidente Lula não tem um blog? Porque ele não sabe escrever... Seria tão interessante saber do dia a dia dele, mesmo se os acessores escrevessem coisas maravilhosas a respeito. Já seria um tipo de "contato", um canal de comunicação aberto onde se teria críticas e sugestões ao governo.

Um governo do povo, sendo ajudado pela internet... Afinal, nem todos podem ir à Brasília conversar com um político, não é? ;)

até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário